Existem muitos programas para projetar interiores. Nesse post você vai conhecer alguns dos programas mais famosos, e ainda descobrir as vantagens, bem como para o que cada um é mais indicado.
1. Promob
O Promob é um programa bastante utilizado por quem projeta interiores e móveis. Além de ser muito completo e didático, possui ferramentas práticas para projetar.
Uma grande vantagem é que no Promob existem bibliotecas super completas, com móveis, objetos decorativos e até revestimentos, o que facilita muito a tarefa de projetar interiores. Além de projetar em 3D, nele você pode fazer o detalhamento dos ambientes em 2D, sem a necessidade de usar outro software para esse fim.
Aliás, existem plugins que o deixam o programa ainda mais completo. Um deles é o Real Scene, usado para renderizar as imagens do seu projeto. O Promob é um software brasileiro, e possui versões de assinatura anual e mensal.
2. SketchUp
O SketchUp é um programa conhecido no mundo todo. É usado não só para projetos de interiores, mas como para exteriores, paisagismo, urbanismo e móveis.
Além disso, no SketchUp você faz a modelagem dos ambientes em 3D. Ao contrário do Promob, ele não possui uma biblioteca própria dentro do programa, no entanto, existem sites como o 3D Warehouse, onde você encontra diversos objetos para usar nos projetos.
A desenvolvedora do SketchUp é a Trimble. Você encontra o programa em versão gratuita online, com algumas limitações, mas também nas versões Pro ou Studio, com assinaturas anuais. Existe ainda a versão Classic, em que você paga um valor único pelo programa, sem ter necessidade de atualização anual.
3. V-Ray
V-ray é um software de renderização que funciona paralelamente a outros programas, como o SketchUp. Com ele você consegue criar imagens fotorrealistas dos projetos, simulando efeitos de luz, textura, brilho e reflexo, por exemplo.
Desenvolvido pela ChaosGroup, está disponível para venda em três categorias: assinatura mensal, assinatura anual, ou perpétuo.
4. AutoCAD
É um dos programas para projetos de interiores, arquitetura e engenharia mais tradicionais. Embora exista também a possibilidade de desenhar em 3D, essa não é uma opção muito comum entre os usuários do programa.
O AutoCAD substitui o papel e a lapiseira na hora de desenhar, enquanto automatiza o processo de projetar interiores. Normalmente é usado para detalhar projetos, ou seja, nele você desenha as plantas e vistas técnicas para execução.
Quem desenvolve o programa é a Autodesk, que oferece também vários outros programas úteis para designers, arquitetos e engenheiros. É pago, e possui uma versão estudantil gratuita.