4 Programas para fazer projetos de design de interiores em 2D e 3D

Programas para Design de Interiores - 4ED escola de design

Existem muitos programas para projetar interiores. Nesse post você vai conhecer alguns dos programas mais famosos, e ainda descobrir as vantagens, bem como para o que cada um é mais indicado.

1. Promob

O Promob é um programa bastante utilizado por quem projeta interiores e móveis. Além de ser muito completo e didático, possui ferramentas práticas para projetar.

Uma grande vantagem é que no Promob existem bibliotecas super completas, com móveis, objetos decorativos e até revestimentos, o que facilita muito a tarefa de projetar interiores. Além de projetar em 3D, nele você pode fazer o detalhamento dos ambientes em 2D, sem a necessidade de usar outro software para esse fim.

Aliás, existem plugins que o deixam o programa ainda mais completo. Um deles é o Real Scene, usado para renderizar as imagens do seu projeto. O Promob é um software brasileiro, e possui versões de assinatura anual e mensal.

2. SketchUp

O SketchUp é um programa conhecido no mundo todo. É usado não só para projetos de interiores, mas como para exteriores, paisagismo, urbanismo e móveis.

Além disso, no SketchUp você faz a modelagem dos ambientes em 3D. Ao contrário do Promob, ele não possui uma biblioteca própria dentro do programa, no entanto, existem sites como o 3D Warehouse, onde você encontra diversos objetos para usar nos projetos.

A desenvolvedora do SketchUp é a Trimble. Você encontra o programa em versão gratuita online, com algumas limitações, mas também nas versões Pro ou Studio, com assinaturas anuais. Existe ainda a versão Classic, em que você paga um valor único pelo programa, sem ter necessidade de atualização anual.

3. V-Ray

V-ray é um software de renderização que funciona paralelamente a outros programas, como o SketchUp. Com ele você consegue criar imagens fotorrealistas dos projetos, simulando efeitos de luz, textura, brilho e reflexo, por exemplo.

Desenvolvido pela ChaosGroup, está disponível para venda em três categorias: assinatura mensal, assinatura anual, ou perpétuo.

4. AutoCAD

É um dos programas para projetos de interiores, arquitetura e engenharia mais tradicionais. Embora exista também a possibilidade de desenhar em 3D, essa não é uma opção muito comum entre os usuários do programa.

O AutoCAD substitui o papel e a lapiseira na hora de desenhar, enquanto automatiza o processo de projetar interiores. Normalmente é usado para detalhar projetos, ou seja, nele você desenha as plantas e vistas técnicas para execução.

Quem desenvolve o programa é a Autodesk, que oferece também vários outros programas úteis para designers, arquitetos e engenheiros. É pago, e possui uma versão estudantil gratuita.

Compartilhe 4 Programas para fazer projetos de design de interiores em 2D e 3D

Assine nossa newsletter para receber conteúdo de design no seu e-mail.

Ao assinar, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela 4ED.

Aprofunde-se mais

Aprender Design

Transforme sua casa em um refúgio de estilo com dicas de design de interiores

Revitalizar seu lar, transformando-o em um santuário de elegância, pode inicialmente parecer uma odisseia repleta de incertezas.
Estudar em Casa

Como estudar online com aulas ao vivo

Estudar online é uma ótima forma de adquirir novas habilidades porém, é preciso ter disciplina para aprender.
Aprender Marketing

Como gerar tráfego para seu site

Quer ver seu site se destacar nos sites de busca? Se você está buscando maneiras eficazes de atrair mais visitantes, chegou ao lugar certo. Aqui, ...
Aprender Design

Metodologia Projetual de Gui Bonsiepe

Muito provavelmente você já ouviu falar de Gui Bonsiepe. Principalmente se você é da área de design industrial.
Aprender Design

OSB: Saiba tudo sobre o material e suas aplicações

Um tipo de madeira com baixo custo que você pode usar tanto em mobiliário como em interiores. 
Aprender Design

4 Ferramentas de testes de acessibilidade para UX/UI designers

Segundo o IBGE, cerca de 24% dos brasileiros possuem alguma deficiência. Sendo assim, cada vez existem mais esforços para tornar o mundo acessível para todas ...