4 Programas para fazer projetos de interiores em 2D e 3D

Programas para Design de Interiores - 4ED escola de design

Existem muitos programas para projetar interiores. Nesse post você vai conhecer alguns dos programas mais famosos, e ainda descobrir as vantagens, bem como para o que cada um é mais indicado.

1. Promob

O Promob é um programa bastante utilizado por quem projeta interiores e móveis. Além de ser muito completo e didático, possui ferramentas práticas para projetar.

Uma grande vantagem é que no Promob existem bibliotecas super completas, com móveis, objetos decorativos e até revestimentos, o que facilita muito a tarefa de projetar interiores. Além de projetar em 3D, nele você pode fazer o detalhamento dos ambientes em 2D, sem a necessidade de usar outro software para esse fim.

Aliás, existem plugins que o deixam o programa ainda mais completo. Um deles é o Real Scene, usado para renderizar as imagens do seu projeto. O Promob é um software brasileiro, e possui versões de assinatura anual e mensal.

2. SketchUp

O SketchUp é um programa conhecido no mundo todo. É usado não só para projetos de interiores, mas como para exteriores, paisagismo, urbanismo e móveis.

Além disso, no SketchUp você faz a modelagem dos ambientes em 3D. Ao contrário do Promob, ele não possui uma biblioteca própria dentro do programa, no entanto, existem sites como o 3D Warehouse, onde você encontra diversos objetos para usar nos projetos.

A desenvolvedora do SketchUp é a Trimble. Você encontra o programa em versão gratuita online, com algumas limitações, mas também nas versões Pro ou Studio, com assinaturas anuais. Existe ainda a versão Classic, em que você paga um valor único pelo programa, sem ter necessidade de atualização anual.

3. V-Ray

V-ray é um software de renderização que funciona paralelamente a outros programas, como o SketchUp. Com ele você consegue criar imagens fotorrealistas dos projetos, simulando efeitos de luz, textura, brilho e reflexo, por exemplo.

Desenvolvido pela ChaosGroup, está disponível para venda em três categorias: assinatura mensal, assinatura anual, ou perpétuo.

4. AutoCAD

É um dos programas para projetos de interiores, arquitetura e engenharia mais tradicionais. Embora exista também a possibilidade de desenhar em 3D, essa não é uma opção muito comum entre os usuários do programa.

O AutoCAD substitui o papel e a lapiseira na hora de desenhar, enquanto automatiza o processo de projetar interiores. Normalmente é usado para detalhar projetos, ou seja, nele você desenha as plantas e vistas técnicas para execução.

Quem desenvolve o programa é a Autodesk, que oferece também vários outros programas úteis para designers, arquitetos e engenheiros. É pago, e possui uma versão estudantil gratuita.

Compartilhe 4 Programas para fazer projetos de interiores em 2D e 3D

Assine nossa newsletter para receber conteúdo de design no seu e-mail.

Ao assinar, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela 4ED.

Aprofunde-se mais

Aprender Design

Projete, anime e renderize seus projetos em 3D com o Blender

Descubra o mundo ilimitado do design 3D com o Blender, o software gratuito favorito dos profissionais de animação e modelagem 3D. De designs de interiores ...
Aprender Design

Lista com Atalhos do Illustrator CC

Atalhos de teclado são extremamente úteis para o nosso dia a dia, não é mesmo?
Aprender Design

Principais áreas do design

Hoje, estamos aqui para falar sobre as áreas do Design. Quando falamos sobre design, não estamos limitando a apenas uma única área. O Design é ...
Estudar em Casa

Como estudar online com aulas ao vivo

Estudar online é uma ótima forma de adquirir novas habilidades porém, é preciso ter disciplina para aprender.
Aprender Design

4 Ferramentas de prototipagem para UX/UI designers

Seja você estudante iniciando carreira ou profissional de UX/UI design, confira as principais ferramentas de prototipagem para UX/UI designers.
Aprender Design

Adobe After Effects ou Adobe Premiere? Qual a diferença entre os dois softwares?

Descubra as principais diferenças e semelhanças entre Adobe After Effects e Adobe Premiere Pro. Saiba qual software é ideal para suas necessidades em edição de ...