Formação em Marketing de Conteúdo
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Por que aprender
Marketing de Conteúdo?
Aprender sobre Marketing de Conteúdo pode ser um investimento valioso se você quer adquirir ou melhorar suas habilidades para se conectar de forma mais eficaz com seu público.
Construção de Marca
Ao fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade ao seu público, você pode estabelecer a sua marca como uma líder de pensamento em sua indústria, construir confiança e reconhecimento da marca e criar um relacionamento mais profundo com os clientes.
Geração de Leads
O conteúdo de alta qualidade é uma ferramenta eficaz para atração e retenção de público, o que pode ajudar a gerar leads para o seu negócio.
Economia de Custo
Comparado a outras formas de marketing, o Marketing de Conteúdo pode ser bastante econômico. Uma vez que você tenha criado um conteúdo, ele pode continuar atraindo visitantes e gerando leads por um longo período de tempo sem custo adicional.
Para quem
este curso é indicado
Nosso curso de Marketing de Conteúdo é para iniciantes, ou seja, não é necessário que você tenha conhecimento na área para cursá-lo. Após a conclusão do curso, você poderá criar a estratégia para a sua marca ou também atuar como freelancer, em agências de comunicação, assessoria de imprensa e empresas de diferentes segmentos.
Estudantes
Aprender sobre marketing de conteúdo e entender como criar e promover conteúdo em uma variedade de plataformas digitais é uma habilidade cada vez mais valiosa.
Profissionais
Se você já atua com marketing, design ou criação, mas quer elevar suas habilidades, este curso poderá contribuir na sua carreira profissional.
Empreendedores
Se você está começando seu próprio negócio ou já possui um, aprender sobre marketing de conteúdo pode contribuir na construção de uma estratégia de marca forte, atrair e reter clientes e expandir seus negócios.
O que você
aprenderá no curso
Você vai adquirir habilidades para criar e planejar o conteúdo para o seu negócio e clientes. Isto é, adaptar estratégias de conteúdo para as diversas mídias digitais, personas e ainda, aspectos de SEO e análise de métricas de consumo.
Compreensão do Marketing de Conteúdo
Você aprenderá como o marketing de conteúdo se encaixa na estratégia geral de marketing e por que é uma parte essencial do marketing digital.
Planejamento e Estratégia de Conteúdo
Aprenda a planejar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. Estabelecer metas, definir personas, voz e personalidade de uma marca.
Criação de Conteúdo
Você aprenderá sobre os diferentes tipos de conteúdo que pode criar e como produzi-los de forma eficaz. Você também aprenderá sobre storytelling e como criar histórias que engajem seu público e os motivem a agir.
Otimização para Motores de Busca
Uma parte importante do marketing de conteúdo é garantir que seu conteúdo seja encontrado pelos motores de busca. Aprenda a otimizar o conteúdo para ser ranqueado pelos mecanismos de busca.
Distribuição e Promoção de Conteúdo
Aprenda como o uso de redes sociais, e-mail marketing, parcerias de conteúdo, publicidade paga e mais podem contribuir para o sucesso da sua estratégia de conteúdo.
Medição de Desempenho
Você aprenderá como medir o sucesso de suas campanhas de marketing de conteúdo e como usar essas informações para refinar e melhorar suas estratégias de marketing de conteúdo.
Grade curricular
da Formação em Marketing de Conteúdo
A formação em Marketing de Conteúdo é composta por 4 módulos. Você também poderá fazer cada módulo avulso, na ordem como você preferir ou apenas o módulo que você ainda não tem conhecimento.
1. Estratégias para Marketing de Conteúdo 24h
[Aula 1] Introdução ao Marketing de Conteúdo
Conceitos; Inbound Marketing; Tipos de Conteúdo: Essay, Review, Expert/Tutoriais, Opinião/Editorial, Comercial, Jornalístico.
[Aula 2] Planejamento Estratégico
Dinâmica de Planejamento; Funil de Marketing; Análise Estratégica de Concorrentes; Benchmark; User Journey, Road Map: do Conteúdo à Venda/Ação; Fixação de Objetivos; Seleção dos Canais de Distribuição; Calendário Editorial; Estudos de Caso.
[Aula 3] Brand Voice
Voz e Personalidade da Marca; Branded Content; Abordagens Inovadoras; Estratégias de Conteúdo; Viral, Polêmicas e Controvérsias; Trending Topics; Estudos de Caso; Responsável(eis) pelo Conteúdo; Empathy Map; Linha Editorial.
[Aula 4] Noções Básicas de SEO
Conteúdo e Rankeamento; Noções sobre SEO: Indexação, Otimização de Conteúdos para SEO, Heading, Meta Descrição, Title Tags, Categorias; Distribuição do Conteúdo; User Experience; Atualizações Google; o Que não Fazer.
[Aula 5] Apresentação do Conteúdo
Pesquisa; Seleção Estratégica das Palavras-Chave; Gatilhos Mentais; Storytelling; Temas; Latent Semantic Analysis; Estética e Diagramação: Tópicos, Texto, Vídeo ou Infográfico, Gramática e Linguagem, Leitura em Diferentes Mídias; Estudos de Caso.
[Aula 6] Métricas e Controle
Métricas de Consumo; Compartilhamentos; Leads; Vendas/Ações; Tempo de Navegação no Site; Engajamento; Tabelas de Controle; Documentação e Organização; Content Management Systems; Inscrições por Conteúdo; Feedback; Retorno sobre Investimento; Estudos de Caso.
[Aula 7] Planejamento de Conteúdo
Oficina: Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais.
[Aula 8] Tendências de Conteúdo e Finalização
Oficina: Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais.
2. E-mail Marketing 15h
[Aula 1] Introdução e Segmentação de Públicos
Dinâmica de E-mail Marketing; Tipos de e-mail: promocional, relacional, transacional; Tipos de Conteúdo; Plataforma Mailchimp; Criação de Listas de e-mails; Leads; Importação de contatos; Formulários de Inscrição; Gerenciamento de Audiência; Segmentação de Contatos; Segmentação por Comportamento; Criação de Banco de Dados de Leads.
[Aula 2] Criação de Conteúdo para E-mail
Oficina: Criação visual; Canva; Wireframes/Templates; Layout; Imagens; Linguagem e Estética; Técnicas de Copywriting: textos, títulos, Call-to-action; Inteligência Artificial para Criação de Conteúdo.
[Aula 3] Criação de Campanhas
Oficina: Planejamento e Criação de Campanha de e-mail Marketing; Calendário e Freqüência de Envio; Marketing de Relacionamento; Criar E-mail de Boas Vindas; E-mail Newsletter; E-mails promocionais.
[Aula 4] Automação de E-mail Marketing
Jornadas do usuário; Marketing one to one; E-mail de boas vindas; Automação Clássica; Mapas da jornada do cliente; Regras e segmentações; Gerenciar assinantes; Lifecycle Marketing.
[Aula 5] Métricas e Otimização de Campanhas
Compreensão e Interpretação das Métricas; Funcionamento de Filtros de Spam; Score; Tipos de Opt in e Opt out, Taxa de Rejeição, Taxa de Visualização, Cliques, Cancelamento de Inscrições, Conversão, Retorno Total sobre o Investimento, Taxa de Crescimento.
3. Redação Publicitária 30h
[Aula 1] Introdução à Redação Publicitária
Características do Texto Publicitário, Tipos e Elementos, Canal, Estilos de Redação, Versões para Cada Meio, Opinião Pública, Estudos de Caso.
[Aula 2] Redação Criativa: Briefing, Oficina Slogan
Briefing, Estruturação do Pensamento Criativo, Repertório, Metodologias e Técnicas, Análise de Referências, Desenvolvimento.
[Aula 3] Figuras de Linguagem
Metáfora, Comparação, Metonímia, Antítese, Paradoxo, Personificação, Hipérbole, Eufemismo, Ironia, Elipse, Zeugma, Pleonasmo, Polissíndeto, Assíndeto, Onomatopeia, Anáfora, Sinestesia, Gradação, Aliteração.
[Aula 4] Atenção do Espectador: Headlines
Níveis de Atenção e Ordem de Leitura, Estrutura da Argumentação, Técnicas de Persuasão – Sedução, Tentação, Intimidação e Provocação, Tipos e Estratégias para Títulos e Headlines. Oficina: Títulos e Headlines.
[Aula 5] Webwriting, Nocões de SEO para Redação
Fundamentos e Características do Webwriting, Palavras-Chave, Search Engines – Noções de SEO, Call to Action, Estudos de Caso, Headlines. Oficina: Palavras-Chave.
[Aula 6] Webwriting para Redes Sociais
Estratégia e Redação Para Redes Sociais, Persona e Tom de Voz, Texto para Card e Legendas, Hashtags. Oficina: Conteúdos para Redes Sociais.
[Aula 7] Storytelling
Dinâmica e Aplicações, Relevância, Estratégias de Engajamento, Arquétipos, Estudos de Casos, Exercícios de Storytelling.
[Aula 8] Roteiro
Formatos de Roteiros, Estilos, Estruturas, Elementos, Vídeo e Rádio, Racional e Emocional, Institucional e Social, Ações para o Cinema, Estudos de Caso.
[Aula 9] Oficina: Roteiro para TV
Roteiro 30” e 60″ para TV e Rádio, Apresentação.
[Aula 10] Finalização e Recomendações
Estilos Ultrapassados e Utilizados em Excesso, Tendências, Terminologia, Revisão, Portfólio e Mercado.
4. SEO Para Conteúdo 6h
[Aula 1] Ferramenta Semrush
Intenções de Busca da Persona; Pesquisas de Palavras-Chave; Otimização de Títulos e Heading Tags; Importância de Links Internos Entre as Páginas do Site; URLs Amigáveis; SEO para Imagens; SEO on page
[Aula 2] Estratégias de SEO no Semrush
Monitore as Estratégias de SEO dos Concorrentes; Otimização de Fatores do Core Web Vitals; Estratégia de Topic Clusters; Testes de PPC para Melhorar o CTR Orgânico.
Aprenda a criar estratégias de marketing de conteúdo e elaborar conteúdo digital para sua marca.
A Formação em Marketing de Conteúdo trata dos conceitos do marketing de conteúdo, levantando questões sobre planejamento estratégico. Além disso, aborda a elaboração de conteúdo para marcas com base no Branded Content, com pesquisas e análises de concorrentes e personas.
Qual o curso ideal para você?
Compare os formatos da Formação em Marketing de Conteúdo e escolha o melhor para você.
Formação em Marketing de Conteúdo em turma
- Conteúdo programático padrão do curso.
Online em turma
-
Carga horária 75h R$ 2999
Aulas online ao vivo via Google Meet pelo G Suite for Education.
- Interação com colegas e professores em tempo real.
- Dias e horários das turmas já definidos.
Plataforma:
- G Suite for Education
- Google Classroom
- Google Meet
Presencial em turma
-
Carga horária 75h R$ 3599
Uma experiência criativa nos espaços inspiradores da escola.
- Networking e interação com colegas e professores.
- Dias e horários das turmas já definidos.
- 1 computador por estudante.
Formação em Marketing de Conteúdo individual
Customize dias e horários das suas aulas num aprendizado individual, somente você e professor(a).
- O mesmo conteúdo do curso em menos horas.
- Um(a) professor(a) disponível somente pra você durante o curso todo.
- Início imediato das aulas, sem ter que aguardar por uma turma.
- Customize os dias e horários das aulas.
- Adapte o conteúdo do curso para o seu objetivo.
- Remarque uma aula individual até 24h úteis antes do início sem custo adicional.
Online individual
-
Carga horária 50h R$ 5599
Aulas individuais online ao vivo via Google Meet pelo G Suite for Education.
- Interação com professor(a) em tempo real por videochamadas.
Plataforma:
- G Suite for Education
- Google Classroom
- Google Meet
Consulte dias e horários pelo chat.
Presencial individual
-
Carga horária 50h R$ 5999
Aulas individuais nos espaços inspiradores da escola de design.
- 1 computador com todos os softwares disponível pra você durante as aulas.
Consulte dias e horários pelo chat.
Carga horária
1 of 3Sigla do curso
2 of 3Nome do curso
3 of 3Motivos para você fazer o curso de Formação em Marketing de Conteúdo na 4ED escola de design.
Certificado do Curso
Após a conclusão do curso, receba o Certificado com autenticidade 4ED. Frequência mínima de 75%.
[email protected]
Uma conta G Suite for Education com e-mail e espaço ilimitado no drive. Saiba mais
Slides das Aulas
Visualize os slides das aulas no Google Apresentações quando quiser. Sem necessidade de baixar arquivos.
Material de Apoio
Acesse o conteúdo das aulas e materiais complementares na sua conta do Google Drive.
Turmas Reduzidas
Para você ter a melhor experiência de aprendizado, nossas turmas tem vagas limitadas.
Experts no Assunto
Na Formação em Marketing de Conteúdo você vai aprender com especialistas no assunto.
Equipe de Especialistas
Escolha o curso ideal para você com ajuda da nossa equipe de especialistas ou agende uma ligação com a Coordenação de Ensino.
Especificações
do curso.
Duração | 3 meses |
---|---|
Professores | Amanda Pereira Gonçalves, Ana Paula Bandeira, Júlia Bernardi, Tainá da Silva Kielek, Vanessa Pacheco (Van) |
Pré-requisitos | Nenhum |
Indicado para | Designers profissionais, Estudantes de design, Iniciantes em marketing |
Requisitos para modalidade Online | Boa conexão de Internet, Fone de ouvido, Microfone, Webcam |
Opiniões
de quem já fez este curso.
O que estão falando
da 4ED no Google.
Perguntas frequentes
sobre o curso.
Quais são os valores do curso?
Online em turma
-
75h de curso R$ 2999
Presencial em turma
-
75h de curso R$ 3599
Online individual
-
50h de curso R$ 5599
Presencial individual
-
50h de curso R$ 5999
Na modalidade online, as aulas são ao vivo?
Sim, as aulas online são ao vivo por videoconferência. E o melhor, você pode interagir com os professores e colegas em tempo real. Assim, você tira suas dúvidas na hora. E além disso, os conteúdos abordados pelos professores estarão sempre atualizados.
Existe diferença entre o curso presencial e o online?
Não, o conteúdo e a carga horária são os mesmos para cada formato. O que muda é a forma como você vai estudar. Uma vantagem das aulas online é que elas ficam gravadas e você pode rever o conteúdo quando quiser.
Por que a carga horária no formato individual é menor do que em turma?
A carga horária é reduzida porque é somente você e professor(a) durante as aulas. Dessa forma a atenção é exclusiva para você. O conteúdo do curso é o mesmo, e é distribuído nas horas do formato individual. Enquanto em turma você tem que esperar os outros colegas tirarem suas dúvidas, no formato individual isso não acontece.
Descubra os cursos recomendados para cada habilidade.
- Adobe
- Animação e Edição de Vídeo
- Arquitetura Comercial
- Autodesk
- Computer-Aided Design (CAD)
- Comunicação Criativa
- Criação de Marcas e Branding
- Desenho
- Edição de Imagens
- Empreendedorismo Digital
- Gestão de Tráfego
- Interiores Residenciais
- Layout Gráfico
- Modelagem 3D
- Redes Sociais
- Render Arquitetura
- SketchUp
- Software
- Vendas Online
- WordPress
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3 depoimentos sobre Formação em Marketing de Conteúdo
julianawels –
Marketing de Conteúdo foi, simplesmente, um dos meus módulos preferidos. Gosto de escrever e pude aprender a direcionar o conteúdo de forma correta, buscar por palavras-chave, criar textos com “apelo”. Isso tudo me trouxe mais segurança profissional e mais segurança pra acertar na hora de fazer um bom copy. Recomendo!
Alani de Souza Oliveira –
Apaixonada nesse curso, conteúdos completos, Prof com vivência na área, conteúdos atualizados.
Virgínia do Erre –
Valeu muito a pena. Conteúdo bem completo e atualizado. Adorei a dinâmica da escola. Super indico!
Conclua o curso para comentar aqui a sua experiência.