O piso vinílico é produzido com resina de PVC, com acabamento que se assemelha madeira e ao piso laminado. É um revestimento sustentável, já que é fabricado com o uso de materiais recicláveis. Além disso ele possui um custo atrativo.
O piso vinílico é indicado para áreas internas, sendo comercializado em diversos modos, como: placas, mantas e tapetes. O sistema de instalação varia um pouco dependendo do modelo escolhido, mas no geral não utilizam argamassa, já que normalmente são fixados com cola. Antes de instalar o piso vinílico sobre cerâmica, esta necessita um tratamento especial e não é aconselhado a aplicação de pisos vinílicos em cima da madeira.
Por ser antirruído, o piso vinílico é uma alternativa ideal para ambientes com muita movimentação pois auxilia no conforto acústico. Além disso, o vinílico é resistente ao atrito, não risca e é fácil de limpar. Também gera sensação de conforto, possui boa durabilidade, visto que normalmente as fábricas costumam dar de 10 a 15 anos de garantia.
Apesar do piso vinílico ser mais resistente à água do que o piso laminado, é recomendado evitar seu uso em banheiros, já que o contato seguido com água e umidade pode prejudicar a atuação da cola.