O forro metálico foi muito utilizado na década de 1960 e marca projetos de botequins e padarias antigas. Além disso, são regularmente usados em ambientes agressivos (como indústrias, comércios e aeroportos), visto que os materiais metálicos possuem maior resistência aos agentes destrutivos.
O metal empregado na fabricação forro pode variar, dependendo das características desejadas. O alumínio é o que detém maior resistência à oxidação, por esse motivo é muito utilizado em construções que estão próximas ao mar. O aço zincado apesar de ter boa resistência à corrosão, pode ser afetado, caso seja cortado ou perfurado.
O forro metálico se destaca por diversas vantagens, como por exemplo: alta resistência a umidade, variedades de formas e corres, não apresenta problemas com pragas. Além disso, pode ser removido com facilidade, caso tenha interesse em trocar o acabamento.
Como os materiais metálicos não apresentam bom isolamento térmico e acústico, por isso é necessário a utilização de outros materiais, como lã mineral, para aumentar o conforto no ambiente.