O concreto pré-moldado é um sistema construtivo bastante conhecidos e utilizado no Brasil, especialmente para galpões e grandes empresas. Geralmente apresenta um ótimo custo benefício, porém deve ser analisado cada caso, visto que envolve diversos fatores, como o transporte e a montagem das peças.
A execução do concreto pré-moldado é dividida em três partes, primeiramente as peças são produzidas na fábrica, depois transportadas até a obra, onde são instaladas. A vedação desse sistema construtivo normalmente é realizada utilizando placas cimentícias ou drywall.
Certamente, é um sistema construtivo que se destaca por diversos fatores, como por exemplo: possibilita a realização grandes obras em pequeno espaço de tempo, o número de pavimentos possíveis é alto e os vãos podem chegar a ter 60 metros de comprimento. É uma opção que propicia uma obra organizada, limpa e gerar poucos desperdícios de materiais.
Contudo, o concreto pré-moldado apresenta algumas limitações, como: possui baixo isolamento acústico e térmico, não existe muitas opções no tamanho das peças, as mudanças de última hora podem gerar desperdícios de peças inteiras e não é possível realizar alterações estruturais. Além disso, exige uma empresa com mão de obra e equipamentos especiais para a montagem.