Para manter a produtividade no home office organize sua rotina, estabeleça horários de trabalho, identifique as melhores ferramentas e tenha autoliderança.
O home office pode ser desafiador para manter o foco trabalhando em casa. Por isso exige responsabilidade para aproveitar melhor o tempo e manter a produtividade.
Para te ajudar a manter a eficiência no seu trabalho remoto, preparamos 4 dicas importantes.
Dica 1. Organize sua rotina diária e semanal
Antes de mais nada, sem organização na flui, certo? Então comece organizando a sua rotina semanal. Liste todas as tarefas ou projetos que precisam ser concluídos na semana. E depois, distribua essas tarefas nos dias da semana.
Assim, o home office se mantém organizado. Além disso, se torna mais fácil conseguir concluir as tarefas nos prazos.
Opte por escrever sua lista de tarefas ou use tecnologias como por exemplo Google Keep ou peça para Alexa criar sua lista de tarefas. Assim, você terá o prazer de riscar as tarefas já concluídas. E acima de tudo é claro, não precisará se esforçar para memorizar tudo o que precisa ser feito durante o dia.
Se você trabalha em equipe com colegas remotamente lembre-se, prazo é fundamental para tudo. Pois outras pessoas podem depender das suas tarefas em projetos. Por isso, procure sempre manter a comunicação com a equipe.
Dica 2. Tente estabelecer um horário de trabalho
Assim como no ambiente corporativo, trabalhar em casa também exige organização quanto ao horário de trabalho. Principalmente se você está numa equipe de projeto de design com pessoas que estão estão disponíveis em determinados horários.
Por outro lado, estabelecer um horário de trabalho é fundamental para manter a produtividade em casa e ainda sobrar tempo para aprender novas habilidades estudando em casa. Quando estamos em casa, somos mais suscetíveis a distrações com as tarefas domésticas. Ou até mesmo com outros assuntos se mais pessoas moram com a gente.
Por isso, para manter a produtividade no home office, estabeleça os horários. Experimente começar o dia se exercitando, com um café saudável e ler as principais notícias do dia. Com essas atividades, nosso cérebro entende que o dia começou.
Dica 3. Identifique as melhores ferramentas de trabalho
Trabalho remoto exige comunicação com a equipe. Para isso, videochamadas no Google Meet ou outros aplicativos são inevitáveis. Assim como também o uso de plataformas de comunicação, gestão e controle de projetos como por exemplo, o slack.
Seja qual forem as ferramentas que você for utilizar, busque priorizar a melhor adaptação e o custo benefício delas.
Dica 4. Desenvolva a Autoliderança para manter a produtividade no home office
Autoliderança é a capacidade de liderar a si mesmo, e também é o ponto chave para manter a produtividade no home office. Diferente do ambiente com a companhia de colegas, no home office é apenas você por conta própria.
O desafio é manter a produtividade sem alguém por perto trabalhando no mesmo projeto. Por isso, a autoliderança é fundamental. Ou seja, você não precisa de alguém para dizer o que precisa ser feito pois seu envolvimento está no projeto.
Por fim, considere qualquer solução que possa contribuir na sua produtividade. Descubra as técnicas que funcionam melhor de acordo com a sua rotina. Então não deixe de experimentar novas alternativas.
Bom trabalho.