Com tantos programas que possibilitam e auxiliam a realização de projetos, existe um melhor? Devo utilizar o AutoCAD ou Revit?
Então confira a diferença entre dois dos softwares da Autodesk utilizados para realizar projetos arquitetônicos.
Para tanto, entenderemos as principais características e funcionalidades tanto do AutoCAD como do Revit.
Características do AutoCAD
Primeiramente, o AutoCAD é um tradicional software de desenho auxiliado por computador (CAD), criado e comercializado pela Autodesk, desde 1982. Trata-se de um programa amplamente utilizado, principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico, tanto em duas dimensões (2D) como para criação de modelos tridimensionais (3D).
O AutoCAD também vem sendo largamente empregado em áreas como: arquitetura, design de interiores, e engenharias como por exemplo, civil, mecânica e elétrica. Além disso, também é comum o uso desse software em diversos ramos da indústria. O AutoCAD funciona basicamente criando linhas e formas geométricas que representam objetos reais.
Outra grande característica do software é a facilidade de desenhar trabalhos de linha precisa, como cortes, plantas baixas e detalhes de elevação.
Uma das grandes vantagens do AutoCAD, é que ele possui o suporte nativo de arquivos no formato DWG. Com toda a certeza esse formato está entre os mais utilizados, existindo uma lista grande de outros softwares que podem receber, exportar, e editar seus arquivos.
O AutoCAD atualmente está disponível tanto para Windows como para Mac OS.
Características do Revit
Diferente do AutoCAD, o Revit é um software com tecnologia BIM, também desenvolvido e distribuído pela Autodesk. Em outras palavras, a plataforma BIM (building information modeling ou modelagem da informação da construção) possibilita criar projetos de construção inteligentes. Dessa forma, você consegue introduzir informações pertinentes como materiais, espessura e outras dimensões em todos os elementos do projeto.
Acima de tudo, o Revit se destaca por ser um software para criar um modelo unificado que contém informações reais. Nesse sentido, é um programa considerado ótimo para modelagem, detecção de interferências, compatibilização entre os elementos construtivos e gerenciamento de mudanças.
Eventualmente, para a criação de novos projetos, você pode optar tanto pelo 2D como pelo 3D. Além disso ainda é possível importar arquivos de outros softwares, podendo inclusive utilizar arquivos no formato DWG.
Acima de tudo, a grande diferença entre o Revit e o AutoCAD na criação dos projetos, está na sua concepção. Enquanto o AutoCAD introduz linhas e formas geométricas que representam o objeto, o Revit introduz o objeto no projeto, como por exemplo: paredes, portas, janelas, revestimentos específicos, elementos estruturais e elementos de fundação.
Nesse sentido, o template se trata de outro item específico do Revit, que funciona como uma de suas principais ferramentas. Com a finalidade de configurar a espessura da linha, os blocos (famílias), escolha de materiais e o seu respectivo aspecto, entre outras funções.
A princípio, você pode utilizar um template já criado com as configurações preestabelecidas. Por exemplo, você pode encontrar de forma gratuita em blogs e sites de engenharia, arquitetura e até mesmo em sites de fornecedores que disponibilizam templates com as dimensões e características dos seus matérias, existindo inclusive templates baseados nas normas da ABNT.
O Revit atualmente está disponível somente para Windows.
E afinal, qual a diferença entre AutoCAD e Revit?
Sem dúvida, trata-se de ótimos softwares da Autodesk, que apresentam características diferentes, e podem ser utilizados para a mesma função em diversas ocasiões. Contudo, para saber qual software é o melhor para fazer o seu projeto, é necessário analisar qual a sua realidade. Uma vez que AutoCAD por estar mais tempo no mercado e ser o programa mais utilizado pela maioria dos escritórios e profissionais.
Por outro lado, o Revit que se trata de uma nova tecnologia, traz uma nova concepção para projetos, tendo um aumento contínuo na quantidade de novos usuários, além de apresentar todas as vantagens de se tratar de uma plataforma BIM.
Contudo, não é possível afirmar qual é o melhor software, mas sim, o mais adequado para cada finalidade. Tanto o AutoCAD quanto o Revit são ótimos softwares, mas cada um com as suas características.
Como aprender a fazer projetos no AutoCAD e Revit?
Se você quer aprender a fazer projetos no Revit, o mais indicado é que você já tenha experiência com o AutoCAD ou qualquer outro software CAD. Entretanto, se acaso você é iniciante em ambos os softwares, você pode fazer primeiro um curso de AutoCAD e posteriormente fazer o curso de Revit.