Chalkboard: Passo a passo para criar uma Parede Lousa

Chalkboard: Passo a passo para criar uma Parede Lousa - 4ED escola de design

Fazer uma parede lousa ou chalkboard para escrever com giz é bem simples. E você mesmo pode criar a parede lousa.


Para começar, existem duas formas para criar uma parede lousa e utilizar o giz para escrever e desenhar. A primeira delas e mais rápida, é utilizar um adesivo vinílico. E a segunda, é criar a parede para lousa numa parede de alvenaria ou Drywall.

Se optar pelo adesivo vinílico, você pode comprar em lojas especializadas no ramo de adesivos. Mas se acaso você preferir criar a parede lousa, saiba que demanda um pouco mais de esforço. Mas é bem simples. Você pode optar por contratar um profissional de pintura, ou você mesmo criar sua própria parede lousa.

Por exemplo, nas paredes por dentro da 4ED® você vai encontrar paredes lousa tanto em alvenaria e Drywall como em adesivo vinílico, que fica na porta do banheiro.

Caso a parede seja de alvenaria ou Drywall, confira o passo a passo para criar a sua parede lousa:

  1. Preparar a parede ou chalkboard
  2. Aplicar a massa corrida na parede
  3. Lixar a parede
  4. Pintar a parede

1. Criar a parede lousa ou chalkboard

Em primeiro lugar, você pode criar uma parede lousa tanto em paredes de alvenaria como em paredes de Drywall. Em segundo lugar, você precisa verificar se a parede já está com a superfície lisa ou não. Se a parede estiver com um aspecto rugoso, similar a casca de laranja por exemplo, você precisa aplicar massa corrida PVA ou acrílica na parede.

2. Aplicar a massa corrida na parede

Se você irá criar a parede lousa em ambiente interno, você pode aplicar a massa corrida PVA. Caso contrário, se for parede externa, utilize a massa acrílica. Por diversos fatores a massa corrida é mais fácil de aplicar e lixar posteriormente. A diferença entre as duas está relacionado à resistência. Desta forma, a massa corrida PVA é para uso interno e a massa acrílica para uso externo.

3. Lixar a parede

Após a aplicação, aguarde até estar totalmente seca e então poderá lixar a parede. Utilize uma lixa para massa corrida, normalmente uma lixa 220. Caso tenha que eliminar várias imperfeições deixadas pela massa corrida, utilize primeiro uma lixa 150 e depois uma mais fina como 220.

Importante: use uma máscara pois lixar massa corrida resulta em muito pó. O que também é a parte mais chata de criar a parede lousa.

4. Pintar a parede

Existem tintas específicas para criar parede lousa. Tanto marcas como Suvinil ou Coral por exemplo. Geralmente as cores específicas para paredes lousa disponíveis são preto e verde escuro. Mas aqui na 4ED® não utilizamos nenhuma tinta específica. A tinta que utilizamos é Acrílico Fosco na cor Patativa da Suvinil.

Além disso, você pode utilizar cores além do preto. Mas desde que as cores sejam em tonalidades escuradas para gerar contraste com a cor do giz. Isso também vale caso opte em usar o adesivo vinílico, que também não precisa ser na cor preta. Mas claro que, a cor preta é a mais utilizada e com certeza gera o melhor resultado visual.

Giz barra ou giz líquido?

Você pode tanto utilizar o giz tradicional, com cores sortidas ou utilizar o giz líquido. O giz líquido é uma ótima opção se você tem alergia ao pó do giz tradicional. Mas é importante saber que o giz líquido pode deixar manchas. Ou seja, se a ideia é escrever e apagar o tempo todo, não recomendo.

Já o giz tradicional, é só soltar a imaginação e desenhar pelas paredes inclusive treinar técnicas de lettering. Assim como fazemos nas paredes lousa aqui na 4ED®. Para apagar, um pano úmido é o suficiente. É assim que apagamos as nossas paredes quando não tem mais espaço para desenhar.

Observações:

  • Utilize um suporte para lixa, pois ele ajudará na produtividade do trabalho.
  • Utilize um rolo para pintura anti-gotas. Desta forma você evita pingar gotas de tinta.
  • Dilua bem a tinta com água para se tornar bem líquida. Pois quando a tinta não estiver bem diluída, você deixará tinta aglomerada na parede. E ainda deixará a parede com aspecto rugoso.

Agora é só você soltar sua imaginação e deixar suas paredes inspiradoras.

Por fim, inspire-se nas ideias para parede lousa no Pinterest.

Compartilhe Chalkboard: Passo a passo para criar uma Parede Lousa

Assine nossa newsletter para receber conteúdo de design no seu e-mail.

Ao assinar, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela 4ED.

Aprofunde-se mais

Aprender Marketing

Como gerar tráfego para seu site

Quer ver seu site se destacar nos sites de busca? Se você está buscando maneiras eficazes de atrair mais visitantes, chegou ao lugar certo. Aqui, ...
Estudar em Casa

Como estudar online com aulas ao vivo

Estudar online é uma ótima forma de adquirir novas habilidades porém, é preciso ter disciplina para aprender.
Aprender Design

4 Dicas de livros sobre Design Gráfico

Dicas de livros sobre design gráfico essenciais para você trabalhar com comunicação visual.
Aprender Design

Design ou designer? Qual a diferença e a forma correta de escrever?

Design ou designer? A diferença entre as duas palavras é simples: design é a profissão e designer é a pessoa que exerce a profissão.
Concursos

Concursos de Design de Interiores

Concursos e feiras do setor de decoração são sem dúvidas os maiores eventos de renovação e tendências do mercado.
Aprender Design

Steve Jobs: Citações e frases do co-fundador da Apple

Conheça as principais frases e citações de Steve Jobs, o visionário co-fundador da Apple Inc.