Entre as várias opções de programas com tecnologia BIM que podemos utilizar para a realização de projetos, qual a melhor?
Seja um projeto de interiores, arquitetura ou engenharia, devo fazer o projeto em qual software? ArchiCAD ou Revit? Para tanto, primeiramente entenderemos as principais características e funcionalidades tanto do ArchiCAD quanto do Revit.
Características do ArchiCAD
Primeiramente, o ArchiCAD é um tradicional software de Arquitetura, largamente utilizado, que foi criado e comercializado pela empresa húngara Graphisoft.
Certamente, uma das principais características do ArchiCAD é o fato de ser um software que conta com a plataforma BIM (building information modeling ou modelagem da informação da construção). Além disso, o ArchiCAD se difere de seus concorrentes por possuir uma interface intuitiva e com grande flexibilidade entre modelagem e detalhamento de um projeto.
Outra grande característica do ArchiCAD é possibilidade de usar diversos plugins, os quais podem melhorar seu desempenho e adicionar funções adicionais. Você pode baixar as extensões disponibilizadas não só pela Graphisoft, como também de outras empresas que disponibilizam plugins, principalmente para a plataforma de modelagem.
O ArchiCAD apresenta ainda outras vantagens, como por exemplo: diversos templates (inclusive uma versão brasileira), uma grande biblioteca integrada. Todas essas vantagens ainda são aliadas a grande facilidade para trabalhar com diversos membros da equipe para realização integral do projeto.
O ArchiCAD foi inicialmente elaborado para plataforma Mac OS, contudo logo foi disponibilizado para Windows. Desse modo, ele não apresenta um suporte nativo. Em outras palavras, se acaso for usuário do Mac OS, não é necessário instalar o Windows em seu notebook ou computador.
Características do Revit
O Revit, assim como o ArchiCAD, é um software com tecnologia BIM, porém foi desenvolvido e distribuído pela Autodesk. Hoje, o Revit é o software com a tecnológica BIM mais utilizado por profissionais no mundo.
Como resultado de ser o software mais utilizado, o Revit apresenta um amplo serviço de suporte, realizado tanto pela Autodesk como pelos próprios usuários, que são ativos nas mais variadas plataformas.
Entre as plataformas utilizadas pelos usuários podemos destacar algumas, por exemplo: fóruns, grupos de facebook, blogs e até mesmo profissionais que disponibilizam seus serviços de forma remunerada.
Com certeza, outra grande vantagem do Revit é o fato de que ele apresenta uma grande compatibilidade com os softwares da Autodesk. Entre esses softwares se destacam: Navisworks, Dynamo, BIM 360 e o AutoCAD (compatível em diversas versões). Além disso, as outras empresas de softwares geralmente optam por projetar softwares compatíveis com o Revit.
Acima de tudo, o Revit se destaca pela grande quantidade de projetos que ele pode realizar, indo muito além do projeto arquitetônico.
O software da Autodesk pode realizar os mais variados projetos, como por exemplo: projeto de fundação, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidrossanitário e outros projetos complementares.
Do mesmo modo que se destaca por possibilitar a criação de diversos projetos, o Revit possui uma excelente compatibilização entre seus projetos.
O Revit atualmente está disponível somente para Windows.
E afinal, qual a diferença entre ArchiCAD e Revit?
Primeiramente, são dois excelentes softwares que utilizam a plataforma BIM, apesar de apresentar algumas características diferentes, ambos podem ser usados para a mesma função na maioria das ocasiões.
O que mais difere os softwares é a forma como eles são abordados. Nesse sentido, o ArchiCAD está focado na realização projeto de arquitetura em um ambiente colaborativo, buscando utilizar o melhor que a plataforma BIM oferece para esse fim. Enquanto Revit está focado não somente no projeto arquitetônico, mas também nos projetos complementares de engenharia, com todas as vantagens de fazer parte de um ambiente Autodesk.
Certamente, não é possível afirmar qual é o melhor software, mas sim, o mais adequado para você. Tanto o ArchiCAD quanto o Revit são ótimos softwares, mas cada um com as suas particularidades.
Em outras palavras, o software mais indicado é o que você mais gostar de utilizar, já que ambos os programas apresentam vantagens pontuais na comparação entre eles.
Contudo, estrategicamente é interessante você dominar o software que seu escritório ou seus parceiros profissionais utilizam, isso facilitaria a cooperação e elaboração dos projetos entre os diversos profissionais.
Seria vantajoso dominar tanto Revit quanto o ArchiCAD para aproveitar tudo o que os dois softwares oferecem. Pois, esses são os programas mais utilizados, mesmo que você não domine perfeitamente o software, é importante compreender suas vantagens e limitações.
Como aprender a fazer projetos no ArchiCAD e Revit?
Se você quer aprender a fazer projetos em algum software BIM, o mais indicado é que você já tenha experiência com o AutoCAD ou outro software CAD.
Entretanto, caso você já tenha o conhecimento nesses softwares, você pode escolher levando em conta sua necessidade dos seus projetos. E então optar pelo software que deseja aprender primeiro. Confira o curso de ArchiCAD e também o curso de Revit.