Existem vários programas para fazer projetos de arquitetura. Confira nesse post alguns dos mais famosos, e descubra as vantagens e funcionalidades de cada um.
1. AutoCAD
O AutoCAD é um dos programas mais clássicos de Desenho Auxiliado por Computador. Assim, ele substitui as ferramentas de desenho tradicionais, facilitando a criação de projetos.
Embora existam outros programas mais práticos ou com maior número de funcionalidades, no Brasil o AutoCAD ainda é o mais usado para projetos de arquitetura.
Uma das vantagens do programa é a facilidade em desenhar com linhas precisas. Além disso, ele é compatível com diversos programas. Permite desenhar em 2D e 3D e por isso pode ser usado por outras áreas como engenharia ou design.
O AutoCAD atualmente está disponível tanto para Windows como para Mac OS. Quem desenvolve o programa é a Autodesk, que disponibiliza licenças gratuitas para estudantes da 4ED.
2. Archicad
Primeiramente, o Archicad é um software de Arquitetura. Criado e comercializado pela empresa húngara Graphisoft. O programa foi inicialmente elaborado para plataforma Mac OS, porém foi disponibilizado para Windows em seguida.
Uma das principais características do Archicad é ser um software que conta com a plataforma BIM (Building Information Modeling ou modelagem da informação da construção). Em outras palavras, BIM é uma tecnologia que possibilita criar projetos de construção inteligentes.
O Archicad se difere dos outros que usam a mesma tecnologia por possuir uma interface intuitiva. Além disso, conta com grande flexibilidade entre modelagem em 3D e detalhamento de um projeto.
No Archicad também é possível usar plugins e extensões, que melhoram o desempenho do programa. Da mesma forma, existem vários templates e uma grande biblioteca integrada.
Somado a isso, há a grande facilidade para trabalhar em equipes dentro do arquivo. Ou seja, cada profissional em sua especialidade, criando um projeto integrado.
3. Revit
O Revit, assim como o ArchiCAD, é um software com tecnologia BIM. Oferecido pela Autodesk, está disponível somente para Windows. Atualmente, é o programa mais usado no mundo com essa tecnologia.
Acima de tudo, o Revit se destaca por ser um software para criar um modelo unificado que engloba informações reais. Nesse sentido, é considerado ótimo não somente para modelagem, mas como para compatibilização de projetos complementares e gerenciamento de alterações.
No programa todas os desenhos são interligados. Ou seja, se um usuário faz alguma alteração, ela se aplica automaticamente em todas as vistas do projeto.
Com certeza, outra grande vantagem do Revit é o fato de que ele apresenta uma grande compatibilidade com vários softwares da Autodesk.
Ele também está disponível de forma gratuita para estudantes 4ED.
4. SketchUp + V-Ray
O SketchUp é um programa conhecido no mundo todo. Usado para vários objetivos, de projetos de arquitetura, design de interiores, paisagismo, urbanismo até móveis.
No programa você trabalha com modelos em 3D, e pode criar aquilo que quiser. Uma grande vantagem são os vários sites onde os usuários podem obter objetos em 3 dimensões que podem ser utilizados em seus trabalhos.
Além disso, existem diversos plugins para SketchUp, um deles é o V-Ray. Ele é usado para renderizar. Desse modo, as imagens geradas ficam com aparência realista, o que é ótimo para apresentação de projetos de arquitetura.
O V-Ray é um dos softwares de renderização mais usados no mundo, e existem também versões disponíveis para outros programas de modelagem.