4 Ferramentas de testes de acessibilidade para UX/UI designers

Ferramentas de Testes de Acessibilidade para UX/UI designers - 4ED escola de design

Segundo o IBGE, cerca de 24% dos brasileiros possuem alguma deficiência. Sendo assim, cada vez existem mais esforços para tornar o mundo acessível para todas as pessoas. Então confira aqui as ferramentas de testes de acessibilidade para UX/UI design.  

1. Colorable

O Colorable é uma ferramenta geradora de cores que pode ser usado com intuito de aumentar a legibilidade em textos com cores em alto contraste. A fim de facilitar o uso para portadores de daltonismo.

Existem alguns tipos de daltonismo, e as cores podem acabar atrapalhando na hora de projetar um aplicativo mobile ou site. Sendo assim, é sempre importante pensar numa alternativa para que mesmo pessoas com daltonismo usem intuitivamente qualquer interface. 

2. Getstark

O plugin Getstark simula o daltonismo e testa o contraste. Sendo assim, você pode realizar testes de acessibilidade no seu projeto de UX/UI design e ver como se comporta em diferentes situações para deixá-lo mais acessível. 

Algumas cores são disponibilizadas dentro da paleta de cores que você preferir e com variedades. O motivo é que algumas cores podem se misturar dependendo de cada daltonismo. Enfim, o plugin ajuda muito a acessibilidade e dá uma noção para aqueles que querem entender mais sobre o assunto e como funciona no meio do design.

Getstark é compatível com Adobe XD, Figma e Sketch 

3. Wave

Aqui nós temos o Wave, uma ferramenta para testes de acessibilidade para UX design que funciona como uma extensão para navegadores de internet (Firefox, Chrome). Os principais recursos do Wave são identificação de erros, erros de contraste, alertas, recursos do site, elementos estruturais e ARIA (Aplicações para a Internet Ricas em Acessibilidade).

Todos os ícones usam símbolos, assim podem ser interpretados por todos os tipos de daltonismo. O Wave também é compatível com teclado e leitores de texto. Portanto, esses são apenas alguns dos recursos. 

4. Oracle Color

Com o Oracle Color você pode usar um filtro de tela que simula daltonismo. Dessa forma você pode, em tempo real, perceber como seu projeto de UX/UI design se comporta e encontrar as melhores soluções de design. 

Além de tudo isso, o Oracle Color é um programa de testes de acessibilidade gratuito para UX/UI design e disponível para Windows, Linus e macOS.

Por fim, confira também as dicas de ferramentas de prototipagem para UX/UI designers.

Compartilhe 4 Ferramentas de testes de acessibilidade para UX/UI designers

Assine nossa newsletter para receber conteúdo de design no seu e-mail.

Ao assinar, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela 4ED.

Aprofunde-se mais

Concursos

Concursos de Arquitetura

Reconhecimento no trabalho é um desejo mundial entre qualquer profissional. Na arquitetura não é diferente. Os concursos de arquitetura são principalmente para divulgar grandes projetos ...
Aprender Design

ArchiCAD ou Revit? Saiba qual o melhor software com plataforma BIM para seus projetos

Entre as várias opções de programas com tecnologia BIM que podemos utilizar para a realização de projetos, qual a melhor?
Aprender Design

SketchUp ou Promob? Saiba qual o melhor software para projetos de interiores

Existem vários programas que permitem que você faça projeto de interiores, mas existe um melhor? Saiba a diferença entre dois dos softwares mais famosos para ...
Aprender Design

Lista com Atalhos do Illustrator CC

Atalhos de teclado são extremamente úteis para o nosso dia a dia, não é mesmo?
Aprender Marketing

Palavras de transição: Como melhorar o SEO e a legibilidade dos textos

Você sabe o que são palavras de transição? Por que elas são importantes?
Seu Aprendizado

4 Vantagens em fazer cursos no formato individual

Já imaginou fazer um curso de design no formato individual, somente você e professor(a) e ainda customizar o conteúdo do curso?