O que é Piso Laminado

Definição: Piso Laminado

Embora o piso laminado tenha aparência de madeira, ele não é fabricado com madeira maciça. Apesar de ter madeira em sua composição, ele não é constituído por tábuas esculpidas a partir da madeira maciça.

O piso laminado possui estilo versátil, pois ele combina com diversos ambientes, como escritórios, salas e quartos. É um revestimento ideal para quem procura uma opção similar ao acabamento em madeira. Com toda certeza, uma de suas principais vantagens é o seu menor custo, quando comparado com os revestimentos tradicionais de madeira.

A execução de sua instalação é realizada de forma simples, os laminados são encaixados em um sistema tipo click e presos nos rodapés, onde são colados. Por não ser colado no contrapiso o laminado é considerado um revestimento flutuante.

Entretanto, o seu uso não é recomendado em locais como banheiro, cozinha e lavanderia, porque ele não pode ser molhado. Desse modo, para sua limpeza é aconselhável utilizar apenas um pano úmido.

Fabricação do Piso Laminado

O modo como o laminado é fabricado varia segundo cada fabricante. Contudo, ele conta com uma formação básica com quatro camadas, que são:

  • Balanço: é a primeira camada do piso laminado, fica em contato com o contra piso. Ela mantém o piso estável e também o protege contra possíveis danos da umidade. Além disso, é fabricada com material maleável, que pode ser sintético ou kraft.
  • Substrato: é a camada mais espessa do laminado, composta com placas de extratos de madeira MDF, HPP ou HDF. É nessa camada que estão localizados os encaixes do tipo macho e fêmea que vão equilibrar e solidificar o piso. Além disso, o substrato é a camada que torna o piso laminando resistente a impactos.
  • Lâmina decorativa: é camada aparente do piso laminado, a que garante o visual nobre de madeira, em outras palavras, é nessa camada que define o visual do laminado. A lâmina decorativa pode ser fabricada tanto com filme de madeira como de material impresso, o material utilizado depende do fabricante escolhido e da linha de laminado.
  • Overlay: o overlay é uma película bastante resistente que evita avarias como arranhões e riscos no laminado. É a camada que fica em contato com o meio externo, que sofre danos e que recebe a limpeza diária.

Compartilhe a definição de Piso Laminado

Explore mais definições

HEX (Hexadecimal)

O código Hexadecimal consiste em seis letras ou números precedidos ...

Forro Metálico

O forro metálico foi muito utilizado na década de 1960 ...

Tijolo Ecológico

O tijolo ecológico é fabricado com uma mistura de terra, ...

MDF (Medium Density Fiberboard)

[Ingl.] A sigla significa Medium Density Fiberboard, em português, placa ...

Wood Frame

O wood frame é um dos sistemas construtivos largamente nos ...

Desenho Arquitetônico

O desenho arquitetônico é a representação gráfica das projeções verticais ...